Você estaria disposto a pilotar um avião sem o painel de indicadores, sem saber qual o destino, a rota e a capacidade de voo?
Nesta matéria vamos fazer uma analogia de uma empresa com um avião e vamos falar de 3 dicas indispensáveis para sua empresa levantar voo com segurança:
1. Faça ou reveja o Plano de Negócio, esse processo é indicado para empresas em qualquer fase de maturação e pode ser definido como um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e qual é o percurso necessário para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Aqui eu quero comparar com o plano de voo do avião, qual o destino e a rota.
2. Gestão Financeira: Ela pode ser definida como um conjunto de ações, técnicas e ferramentas cujo maior objetivo é maximizar os resultados e, por consequência, o lucro de uma empresa. Muitos gestores têm matado as suas empresas, misturando suas contas pessoais com as contas da empresa, não fazendo os controles mais básicos e indispensáveis desta gestão. Aqui podemos comparar com a capacidade de voo, a quantidade necessária de combustível que o avião precisa para chegar no seu destino.
3. Gestão de Pessoas: Como uma empresa é feita de pessoas para pessoas, o capital humano se torna a maior riqueza e principal ferramenta rumo ao sucesso. O termo gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma corporação, para isso precisamos seguir os passos certos, são eles: Recrutamento rigoroso, avaliação de desempenho, fallow up (acompanhamento), treinamentos e feedbacks constantes. Aqui podemos comparar com os motores da aeronave ou a capacidade de pessoas e cargas que a aeronave pode sustentar.
É claro que tanto uma aeronave como uma empresa são muito mais complexos do que pude mencionar aqui, mesmo assim você gostou da analogia? Como poderia definiria sua gestão empresarial, como uma aventura perigosa ou uma jornada segura e prazerosa?