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segunda-feira, maio 23, 2022
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A Importância da Auditoria Trabalhista

O Brasil é um dos países com maior número de reclamações trabalhistas no mundo, algo em torno de três milhões de novos processos por ano, segundo o TST. Por esse motivo e, buscando a implementação de um processo de compliance dentro das Empresas, passei a indicar a meus clientes a realização de auditoria trabalhista.
Fazer uma auditoria nada mais é do que examinar, imparcialmente, determinada área dentro da Empresa. Após a colheita de dados, fazemos um parecer técnico e, diante desse parecer, traçamos ações para evitar que o problema aconteça ou se agrave. E posso dizer que, até o presente momento, não atendi nenhuma Empresa que, após a auditoria, não precisasse de ajustes.

Quando falamos em auditoria, muitos pensam, erroneamente, que será feita uma investigação mas o processo tem como objetivo prevenir e se sobrepor a obstáculos existentes dentro da Empresa, como baixa da qualidade do serviço, insatisfação dos colaboradores, situações de abuso, inobservância da legislação, citando apenas alguns exemplos. Protege tanto o empregado como o empregador, pois evita que o colaborador seja prejudicado por falhas e previne possíveis demandas trabalhistas para a organização.

Quanto custa é a maior preocupação dos Empresários. Os honorários são definidos após análise objetiva da demanda da Empresa (número de empregados é um dos principais parâmetros). É possível ainda separar o processo em fases para viabilizar sua realização sem sacrificar fases importantes do mesmo.

Outra ação importante que indico, e que complementa a auditoria, é o treinamento dos colaboradores em Direito do Consumidor, tema que abordarei na próxima tiragem.

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