21.1 C
Irati
segunda-feira, janeiro 17, 2022
spot_img

A reação do Agronegócio em meio a Pandemia

O agronegócio brasileiro mesmo diante dos problemas causados pelo novo coronavírus tem mantido bons resultados, principalmente nas exportações. Essa perspectiva positiva se mantém em meio toda insegurança que se instaurou desde o início da pandemia.

A valorização da produção nacional, o câmbio favorável e a abertura de novos mercados, fizeram do agronegócio o setor que mais cresceu e ainda cresce nesse período, destacam-se as exportações de proteína animal, soja, milho e café. Destaque também para a exportação de carne de frango que cresceu 1,7% em volume no primeiro trimestre de 2020 em comparação à 2019. As perspectivas são boas também para a produção de carne suína com aumento de 33% nas exportações. Para a soja, a briga econômica entre China e EUA favorece o Brasil, vale lembrar que os insumos para as próximas safras também são cotados pelo Dólar, moeda Americana o que exige gestão e planejamento nas negociações.

No Paraná o Agronegócio corresponde a 33,9 % do PIB (Produto Interno Bruto). Esse setor tem papel fundamental na mitigação da crise econômica causada pelo Covid principalmente no interior do estado.  As produções de soja e milho, bem como as de frango, suínos, bovinos e o leite tem mantido a renda dos produtores e fazendo o dinheiro circular nos pequenos municípios, é toda uma cadeia de consumo que está sendo mantida graças aos pequenos, médios e grandes produtores que não deixaram de produzir mesmo em meio a crise.

Num levantamento recente, do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, procurou dimensionar o peso real do agronegócio em cada um dos 399 municípios do estado. A conclusão é de que o setor primário (produção agropecuária) representa mais de metade das riquezas geradas em 234 municípios. Em 125 deles, o índice ultrapassa 70%.

É o agronegócio gerando renda, e qualidade de vida, no campo e na cidade. Valorize o produtor rural da sua cidade, consuma produtos locais que tenham inspeção e controle de qualidade.

 

Referências:

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/escudo-do-agro-soja-desempenho-economico-pandemia-covid/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/agronegocio-bate-recordes-e-amplia-mercado-apesar-de-pandemia-de-covid.shtml

https://bakertillybr.com.br/impactos-covid-19-agronegocio/

Maria Elaine Simão Machado
Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Técnica em Agropecuária. MBA em Agronegócio. Consultora de negócios agropecuários. @consumaagro.

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes