28.5 C
Irati
sexta-feira, 21 fevereiro 2020

Analise Facial na Harmonização Orofacial

Categorias

A harmonização facial é a arte de equilibrar a estética facial com saúde, levando em conta principalmente o formato do rosto, estrutura óssea, proporções faciais, considerando a idade, sexo e etnia. Cada ser é individual e único. Harmonizar é a arte de procurar sempre o equilíbrio sem grandes transformações.

Antes de tomarmos decisões sobre mudanças na face, uma análise facial é muito importante. Para obtermos um resultado satisfatório, o primeiro passo é observarmos as medidas e proporções faciais do paciente. Depois disso, a definição do material e outros detalhes entram em cena. Tudo isso é discutido e decidido entre paciente e profissional, para assim chegarem numa definição do que será realizado.

A definição de beleza é muito subjetiva. Porém, existem medições específicas a serem observadas como: relação entre as proporções: média, superior e inferior e face; distância e volume entre arcos zigomático; posição, angulação e volume da articulação temporo mandibular ATM. Além dessas medidas podemos avaliar as proporções áureas da face.

A proporção áurea é uma constante matemática que nos leva a uma imagem harmônica perfeita. Essa constante vem sendo utilizada desde a antiguidade nas artes, nas pinturas na arquitetura em grandes construções. Podemos utilizá-la também na harmonização facial para chegarmos a resultados mais satisfatórios. Legal, né?

Na face podemos calcular da seguinte maneira: a parte superior é dividida pela parte inferior. Quanto mais próximo chegar do número 1,618 (proporção áurea), mais bonita é considerada a face. Você pode utilizar uma fita métrica para fazer a verificação em casa.

Alguns exemplos:

  • Topo da cabeça até a pupila / pupila até o lábio
  • Ponta do nariz ao queixo / lábios até o queixo
  • Ponta do nariz ao queixo / pupila até a ponta do nariz
  • Comprimento dos lábios / largura do nariz

Com essas medidas, é possível pensar no que mais se adequa a cada rosto e quais partes contribuirão para um rosto mais harmônico.
A atriz e modelo Amber Heard é a dona do rosto mais bonito do mundo, segundo essa teoria. Ela atende a 91,85% da simetria.

Colunista

Maria Helena Krieger Stoklos
Maria Helena Krieger Stoklos
Cirurgião Dentista CRO-393. Formada pela PUC PR, especialista em Implantodontia , cursando especialização em Harmonização Orofacial.