Pense rápido! Neste ano, qual foi o momento mais prazeroso que você se recorda ter tido em família? Qual será que é a lembrança que seu filho destacaria com você neste 2018?
Aproveitando o final do ano e as reflexões que este momento traz, é importante pensar sobre como está o relacionamento familiar, gerando oportunidades para fortalecer o vínculo entre pais e filhos. É o momento em que podemos avaliar, observar e implementar novas oportunidades de relacionamento, obtendo assim resultados diferentes.
Mas, por que isso é tão importante? Porque se não pararmos para tal reflexão seguiremos no automático, repetindo um ciclo vicioso, repleto de queixas e perdendo oportunidades de fazer diferente! Lembre-se que temos tempo e energia para várias atividades, como investimentos na área profissional, em cursos e estudos. E para a sua família, qual é o tempo e o investimento que está fazendo? Seus filhos: qual é o tempo reservado para eles?
O cuidado com os filhos é o que organiza a vida familiar e seus ciclos. A chegada do primogênito, por exemplo, traz novas identidades, transformando o casal em família, o marido em pai, a esposa em mãe, os pais em avós.
Na rotina, muitas vezes exaustiva do dia a dia, esquecemos de valorizar o papel que cada um possui e de vivenciar momentos por mais simples que sejam, de forma intencional gerando memórias afetivas. Seu filho ficará adulto e sempre se lembrará deles!
Lembra do gosto do tempero do feijão da sua mãe? O pão que sua avó fazia? Estes são exemplos de memórias afetivas. E agora com a sua família é você quem pode gerá-las e nutrir você e seus filhos de boas lembranças.
Segue abaixo algumas dicas para ajudar:
• Programe-se para ter um tempo de qualidade com o seu filho(a);
• Faça atividades prazerosas para a criança;
• Pense em qual comportamento que seu filho(a) apresenta e se destaca;
• Identifique o que cada membro da família mais gosta, o que é de interesse para cada um e realize atividades com esses temas;
• Crie o dia da família, com a periodicidade que for melhor a vocês;
• Fale sobre o que pensa e sente pelo o seu filho, é importante expressar o amor em palavras e atitudes.
Um excelente e extraordinário final de ano, regado com momentos incríveis em famílias e com aqueles que você ama!!!