15.5 C
Irati
domingo, junho 26, 2022
spot_img

Balanço familiar, como foi o ano para seus filhos e para você, mãe e pai?

Pense rápido! Neste ano, qual foi o momento mais prazeroso que você se recorda ter tido em família? Qual será que é a lembrança que seu filho destacaria com você neste 2018?

Aproveitando o final do ano e as reflexões que este momento traz, é importante pensar sobre como está o relacionamento familiar, gerando oportunidades para fortalecer o vínculo entre pais e filhos. É o momento em que podemos avaliar, observar e implementar novas oportunidades de relacionamento, obtendo assim resultados diferentes.

Mas, por que isso é tão importante? Porque se não pararmos para tal reflexão seguiremos no automático, repetindo um ciclo vicioso, repleto de queixas e perdendo oportunidades de fazer diferente! Lembre-se que temos tempo e energia para várias atividades, como investimentos na área profissional, em cursos e estudos. E para a sua família, qual é o tempo e o investimento que está fazendo? Seus filhos: qual é o tempo reservado para eles?

O cuidado com os filhos é o que organiza a vida familiar e seus ciclos. A chegada do primogênito, por exemplo, traz novas identidades, transformando o casal em família, o marido em pai, a esposa em mãe, os pais em avós.

Na rotina, muitas vezes exaustiva do dia a dia, esquecemos de valorizar o papel que cada um possui e de vivenciar momentos por mais simples que sejam, de forma intencional gerando memórias afetivas. Seu filho ficará adulto e sempre se lembrará deles!
Lembra do gosto do tempero do feijão da sua mãe? O pão que sua avó fazia? Estes são exemplos de memórias afetivas. E agora com a sua família é você quem pode gerá-las e nutrir você e seus filhos de boas lembranças.

Segue abaixo algumas dicas para ajudar:

• Programe-se para ter um tempo de qualidade com o seu filho(a);

• Faça atividades prazerosas para a criança;

• Pense em qual comportamento que seu filho(a) apresenta e se destaca;

• Identifique o que cada membro da família mais gosta, o que é de interesse para cada um e realize atividades com esses temas;

• Crie o dia da família, com a periodicidade que for melhor a vocês;

• Fale sobre o que pensa e sente pelo o seu filho, é importante expressar o amor em palavras e atitudes.

Um excelente e extraordinário final de ano, regado com momentos incríveis em famílias e com aqueles que você ama!!!

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes