13.5 C
Irati
domingo, 26 janeiro 2020

Cãozinho novo na família!
E agora?

Categorias

Filhotes!! Tem algo mais encantador?? Quem é capaz de ver um e não querer levar para casa?? Mas, será que estou pronto? Será que tenho condições? Será que devo?

Um novo membro da família, com necessidade de tempo, carinho, atenção e dedicação. Nos primeiros meses de vida isso significa visitas mensais ao veterinário: 3 doses de vacina múltipla e uma dose de vacina contra a raiva (obrigatória). Também neste tempo será definido se o filhote terá acesso à casa ou se será mantido do lado externo (casinha ou canil). Lembre-se que como filhote vai levar um certo tempo para aprender a fazer as necessidades no lugar certo, pode roer várias coisas, destruir hortas e flores, sujar as calçadas. Também é neste começo que devemos planejar a sua vida reprodutiva: se quero que tenha ninhadas planejo e cuido, se não, providencio a castração precoce (a partir de 4 meses de idade). Lembre-se que ele tem uma expectativa de vida superior 10 anos e que durante este tempo vai ser dependente de você para não passar fome, sede ou frio, para ter um abrigo ou ser levado ao veterinário quando ficar doente, que quando for viajar vai precisar de algum lugar que possa levá-lo junto ou algum pet hotel para hospedá-lo.

Mas veja se está preparado para isso, porque depois que resolver pela adoção/compra, não se pode devolver, abandonar, ou deixar em uma corrente preso. Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos, como disse Antoine de Saint-Exúpery, e se tem criatura nos cativa facilmente são os cães!

Agora, se você tem todos esses pré-requisitos não hesite!! Não existe nada no mundo que possa nos trazer tanta alegria! A melhor companhia quando se está triste ou alegre, quando quer ficar em casa ou quer sair! Quer alguém que sempre receba você com alegria? Alguém que não tenha preconceitos, não te julgue ou não se importe se você deixou a cama desarrumada ou a louça suja? Adote um cachorro!

Colunista

Valéria Queiroz
Valéria Queirozhttp://www.vetq.com.br/

Médica Veterinária, Clínica e Cirurgiã, atua há onze anos em Irati, oferecendo o que há de melhor para seu cão ou gato. Fundadora da Clínica Veterinária Vet Q que disponibiliza os serviços de clínica, cirurgia, vacina, internamento de cães e gatos, raio X, eletrocardiograma, coleta de exames, e ainda hotel para cães e gatos além de banho & tosa.