Crescer em um ambiente cada vez mais competitivo requer um esforço muito grande dos profissionais e gestores, pois os desafios são cada vez maiores.
E quando falamos de desenvolvimento, estamos tratando diretamente do desenvolvimento de pessoas, que necessitam criar habilidades e competências, mas principalmente precisam evoluir como pessoas, pois o papel profissional é fortemente influenciado por essa evolução.
Desta forma, temos que empreender movimentos orquestrados em uma organização de forma que os profissionais possam aprender individual e coletivamente, mas dentro de um contexto, a partir de uma realidade específica, de um mercado específico, afinal, cada organização também é única.
E para que isso seja feito é necessário:
• Entender a empresa como um sistema vivo, formado por vários subsistemas interligados, cujas bases de sustentação, equilíbrio e competitividade estão na sua Identidade, Cultura Organizacional e no Sistema Social.
• Necessitamos conhecer os movimentos do mercado, mas principalmente entender o que nossos clientes querem, necessitam e principalmente desejam, afinal o mercado de trabalho significa GENTE SERVINDO GENTE = FUNCIONÁRIOS SERVINDO CLIENTES.
• E por último e de elevada importância, entender como o ser humano funciona, quais são os mecanismos que promovem o seu aprendizado, o que o motivam, o que movem suas escolhas, pois assim como as organizações, as pessoas são únicas.
Portanto, fica cada vez mais claro que independente do tamanho da organização, o empreendedor deve estruturar um processo onde atingir cada meta seja um ciclo de aprendizado e investir na formação do seu time, garantirá o crescimento da empresa, aumentando sua produtividade e estimulando o time a melhorar cada vez mais.