13.5 C
Irati
domingo, 26 janeiro 2020

Emagrecimento saudável

Categorias

Os assuntos mais falados hoje em dia é emagrecer, existem várias formulas no mercado, e vários programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos. O problema é a longo prazo o que pode ocasionar no teu organismo, e se os resultados permanecerão por um bom tempo. Procurar ajuda de um Nutricionista é essencial, pois ele é o profissional habilitado para avaliar a sua situação e prescrever uma orientação individual adequada para o seu biótipo.

De uma forma geral vou descrever aqui alguns itens que podem te auxiliar emagrecer, buscando um estilo de vida mais saudável.

1- Faça atividade física. Mexa-se. O exercício contribui em 30% para o emagrecimento, libera endorfinas no sangue, substâncias que reduzem a ansiedade, melhoram a disposição e a qualidade do sono.

2- Muitas vezes confundimos a sensação de sede com a fome, por isso é importante hidratar-se entre as refeições – 35ml por Kg de peso.

3- Inicie as refeições pelas saladas e prefira comê-las cruas. Assim aumenta-se o consumo de fibras e melhora a saciedade.

4- Comer devagar e mastigar bem os alimentos ajuda a comer menos, pois percebemos que estamos satisfeitos/saciados antes de cometer exageros.

5- Consuma de 3 a 4 frutas no dia, mas nunca consuma elas sozinha, acrescente uma fibra como linhaça, chia, farinha de coco, aveia em flocos.
Abaixo vou listar alguns chás que auxiliaram para você desinchar! Seja por uma cirurgia, uso de corticóide ou seja por algum excesso cometido no final de semana. Grávidas ou crianças não são indicados a tomar.

Chás diuréticos

 

1- Chá de cavalinha

A cavalinha é um ótimo diurético, ajuda a reduzir a pressão arterial e o inchaço proveniente da retenção hídrica. Para fazer o chá basta ferver 1 litro de água, desligue o fogo e coloque a água sobre 2 c. sopa de cavalinha e deixar descansar por 10 a 15 minutos, depois coar e beber.

2- Chá de salsinha

A salsa tem propriedades medicinais que além de melhorar a digestão também contribuem para eliminar líquidos. A salsa é facilmente cultivada em casa e se adapta muito bem em pequenos vasos, e por isso, ter um vasinho de plantas em casa com salsinha é uma ótima dica para quem sofre com pernas inchadas.

3- Chá verde com abacaxi

Ingredientes
• 1 colher de sopa de chá verde
• 1 fatia (cerca de 1 cm) de abacaxi
• 500 ml de água
Ferva o abacaxi, desligue o fogo e coe. Jogue essa água sobre as folhas de chá verde e abafe por 5 min. Use 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água.

Colunista

Samara Neves
Samara Neves

Samara Neves Nutricionista Clínica Funcional e Fitoterapica
Formada em 2012 pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
Pos Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapica pelo Instituto Ana Paula Pujol
Atua na área de assessoria de restaurante e alimentação coletiva
E como nutricionista clínica há 7 anos.
Participou de vários programas de TV com dicas de nutrição e saúde
E também de congressos sobre nutrição esportiva e estética