12.7 C
Irati
segunda-feira, junho 27, 2022
spot_img

FONOAUDIOLOGIA E AMAMENTAÇÃO

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por ser em prol ao aleitamento materno.

                     Segundo a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é considerado um alimento completo, o qual consegue proteger e fortalecer o sistema imunológico, além de suprir as necessidades nutricionais do bebê. É um alimento tão rico que podemos dizer que ele é uma vacina que a mãe oferece para o seu bebê.

                  O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para auxiliar no posicionamento do bebê e na pega adequada do seio materno, para que o bebê consiga realizar a sucção de forma eficaz, além disso, oferece total apoio e incentivo para a dupla mãe/bebê durante a amamentação.

                A sucção realizada pelo bebê durante a amamentação promove o adequado desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios e das funções de mastigação, deglutição e articulação dos sons da fala, e também contribui para a redução de maus hábitos orais e de posturas inadequadas. Além disso, ao sugar o seio materno a criança estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua e adequado desenvolvimento motor-oral, o qual está relacionado ao crescimento ósseo e da dentição do bebê.

             Dentre as dificuldades que são enfrentadas nesse processo, o fonoaudiólogo  é capaz de identificar as causas das alterações no padrão de sucção, realizando estímulos musculares, para assim poder  promover uma mamada eficiente para a mãe e para o bebê.

          Esse assunto é muito vasto e extremamente importante, portanto se alguma mãe precisar de apoio, acolhimento, tirar dúvidas, é indispensável à orientação de um profissional.

Flávia Letícia Les
42-99871-6170 INSTITUTO BRUNO BENATO FISIOTERAPIA, PILATES E SAÚDE INTEGRAL Rua 7 de setembro, n 10 Centro, Irati-Pr

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes