15.2 C
Irati
domingo, 26 janeiro 2020

Gerenciamento de Tempo

Categorias

Um dos maiores desafios para quem decide empreender é a gestão do tempo. Saber definir o que é urgente e o que é importante dentro da sua rotina de trabalho é fundamental para ter um dia mais produtivo.

“Se o empreendedor não tiver produtividade vai virar escravo da empresa”, sentencia o especialista em gestão de tempo Christian Barbosa, autor do livro “A Tríade do Tempo” (Editora Sextante), que fala sobre esse tema.

Sendo assim, aqui vai algumas dicas para que consiga administrar o relógio de forma prática e inteligente:

1 – Planeje o seu dia

O empreendedor que quer ser mais produtivo precisa se planejar. “É muito importante que, no dia anterior, o empreendedor se planeje para o dia seguinte. Estamos falando da antiga listinha de tarefas.

Para fazer este planejamento vale usar desde o bom e velho caderno até aplicativos de celular. Outra dica é elencar nessa lista as atividades prioritárias e secundárias. Assim fica mais fácil visualizar o que é mais importante.

2 – Planeje a sua semana

Não basta apenas saber o que você fará no dia seguinte. Para realmente ter controle sobre o seu tempo, é importante também fazer um planejamento um pouco mais longo, de pelo menos três dias.

3 – Aprenda a delegar

Um dos pontos que mais atrapalham o empreendedor na gestão de tempo é a dificuldade que ele tem em delegar tarefas.
Com isso, o empreendedor acaba assumindo muitas tarefas operacionais, fica extenuado e não consegue se dedicar a funções mais estratégicas, que são fundamentais para o seu negócio. Portanto delegar é primordial.

4 – Não controle, gerencie

Em vez de tentar dar conta de todas as tarefas, o empreendedor deve se preocupar em criar processos na empresa que o ajudem a gerenciar o trabalho das outras pessoas. Hoje existem diversos produtos que ajudam a gerenciar metas, equipes e tarefas.

5 – Saiba dizer não

É comum que o empreendedor seja procurado por seus subordinados sempre que aparece um problema ou uma decisão para ser tomada. E, se ele atende a todas essas solicitações, acaba ficando refém delas.

Colunista

Helyda Martins Aquino
Helyda Martins Aquino

Sou apaixonada por negócios digitais e inovadores. Meu trabalho é facilitar a vida de empreendedores com assessoria virtual em relacionamento com o cliente e administrativo. Minha missão é conectar clientes e negócios de forma rápida e econômica com o auxílio da internet.

Sou graduada em Administração de Empresas pela TUIUTI-PR, Pós-graduada em Gestão na Qualidade pela PUC-PR, cursando Pós-graduação em Assessoria Executiva pela UNINTER.

Mais de 14 anos de vivência empresarial em empresas de médio e grande porte nas áreas de Relacionamento com o Cliente com foco no Encantamento e Experiência. Assessoria Executiva para Empreendedores, profissionais liberais e Treinamentos para Empresas.

Artigo anteriorQual o propósito então?
Próximo artigoSaúde Bucal