fbpx
domingo, setembro 22, 2019

O risco da automedicação

Colunista

Categorias

Compartilhar

Muitas pessoas perguntam se posso apenas receitar remédios, sem examinar o paciente. Outras ainda ficam irritadas quando afirmo que é necessário passar pela consulta para indicar um tratamento.
Nós, médicos veterinários, estudamos diariamente para sabermos encontrar em nossos pacientes sinais clínicos, e, em conjunto com o relato do proprietário (queixa), fecharmos um diagnóstico assertivo.
Nem sempre é fácil, visto que nossos pacientes não conseguem nos relatar o que sentem, onde dói! Inúmeras foram as vezes que o proprietário achou que era um problema e no final a enfermidade era outra completamente diferente.
Posso citar um tutor que relatou uma “intoxicação aguda” em um gato, quando na verdade o animal não urinava por “pedra na uretra”; o relato de “o cão ter comido um grampinho de roupa”, quando na verdade “era uma intoxicação por veneno de rato”; um “problema de coluna”, quando se tratava de “tumor na próstata”; um felino que não estava bem, foi medicado com paracetamol que o intoxicou; uma gatinha que não estava bem e o balconista receitou uma medicação que quase a cegou!
Vender medicação é fácil, mas, como costumo falar, médicos veterinários não tem interesse em vender remédios e sim em curar os pacientes. É muito fácil comprar remédios veterinários, em qualquer agropecuária podem oferecer a “cura” para o seu animalzinho, mas será que esse é o procedimento correto?
Então por que passar por uma consulta? Como já expliquei anteriormente, o tutor pode achar que é uma enfermidade e na verdade ser outra completamente diferente; o balconista não se importa se a medicação realmente vai ajudar a curar o bichinho ou terminar de matar, ele apenas quer vender! Se realmente ama seu bichinho não medique sozinho e não aceite indicações de quem não é qualificado para isso! Consulte SEMPRE um médico veterinário especialista, procure indicações com amigos de profissionais com experiência e amor à profissão!

- Propaganda -

Colunista

Valéria Queiroz
Valéria Queirozhttps://vetq.com.br/
CRMV-PR 6495 Médica Veterinária Valéria Queiroz, Médica Veterinária, Clínica e Cirurgiã, atua há onze anos em Irati, oferecendo o que há de melhor para seu cão ou gato. Fundadora da Clínica Veterinária Vet Q que disponibiliza os serviços de clínica, cirurgia, vacina, internamento de cães e gatos, raio X, eletrocardiograma, coleta de exames, e ainda hotel para cães e gatos além de banho & tosa. (42) 3422-7056 (42) 99913-1401 vetq@hotmail.com Rua Moisés de Oliveira, 806 - Irati
Sugestão ou Dúvidas? Contate o colunista no Whatsapp!
Powered by