fbpx
domingo, agosto 25, 2019

SEDENTARISMO, UM INIMIGO SILENCIOSO.

Colunista

Categorias

Compartilhar

Olá atletas! O termo “Sedentarismo” é utilizado para caracterizar os indivíduos que possuem Nível de Atividade Física (NAF) abaixo do que é recomendado (HALLAL et al, 2007). Um dos fatores que contribuiu para que a população diminuísse o tempo de atividades físicas (AF), foi o surgimento da tecnologia, mas precisamente da facilidade que a acompanha, comprometendo assim, a saúde da sociedade. O mundo vive um momento em que as informações chegam de maneira mais rápida e quase que tudo que temos acesso é dito “ao vivo”, a questão é que com isso, as pessoas deveriam ter mais tempo para cuidar de outras coisas, como por exemplo, da sua saúde.
A inatividade física que leva ao sedentarismo contribui para o aparecimento de outras doenças como: Obesidade, diabetes e as doenças cardiovasculares. E, por isso, considera-se a pratica de atividade física essencial para a melhora da qualidade de vida, além de uma alimentação saudável. Para que o individuo leve uma vida ativa e longe de ser sedentária, deve realizar práticas de AF que gastem mais tempo do que as atividades consideradas como comportamento sedentário.
Ainda que exista consciência por parte da população a respeito da prática de AF, considerado essencial para promoção de uma vida saudável, é encontrada em todas as idades uma grande parcela de indivíduos que apresentam baixo NAF. E o público jovem, que na teoria poderia dedicar mais tempo para a prática de AF, na realidade apresenta NAF menor do que o necessário.
Por isso, logo quando se percebe que o jovem apresenta comportamentos sedentários, deve imediatamente mudar seus hábitos e inserir na sua rotina diária a prática de atividades físicas e comportamentos saudáveis, visando ter no futuro uma qualidade de vida melhor.

Referências: HALLAL, Pedro Curi et al. Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade física no Brasil: revisão sistemática. 2007;

- Propaganda -

Colunista

Bruna Cabral Bührer
Bruna Cabral Bührer
Empreendedora, empresária e Personal Trainer - (42) 9 9935.3587