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domingo, novembro 17, 2019

Sono – Como dormir bem

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Muitas doenças são precipitadas ou agravadas quando não estamos dormindo bem. Pequenas mudanças de hábito podem melhorar a qualidade do sono e conseqüentemente a qualidade de vida. É fácil entender que podemos adquirir doenças se não realizarmos uma higiene corporal adequada, a higiene do sono é igualmente importante.

  • Mantenha horários relativamente regulares para dormir e acordar.
  • Procure dormir somente o necessário. Manter-se acordado e deitado por muito tempo, “enrolando” na cama, só piora a qualidade do sono.
  • O quarto de dormir e a cama não devem ser utilizados para trabalhar, estudar ou comer.
  • Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a qualidade do sono.
  • Procure relaxar o corpo e a mente antes de ir para a cama.
  • Não tome café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante a noite.
  • Não fume antes de dormir pois a nicotina é estimulante, conseqüentemente favorece a insônia e um sono não reparador.
  • Procure fazer refeições mais leves, especialmente antes de dormir. Também não se deite com o estômago vazio.
  • Escolha um colchão adequado, nem rígido nem macio demais.
  • Escolha posições confortáveis e que não forcem as articulações.
    Se estiver com dificuldade para melhorar a qualidade do sono, procure otorrinolaringologista. Lembre que passamos cerca de 1/3 da vida dormindo, que passemos este tempo dormindo bem!
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Dr. Bruno Leonardo F. Alencar
Dr. Bruno Leonardo F. Alencarhttp://cadiclinica.com.br/
Dr. Bruno Leonardo F. Alencar é Mestrado em Clínica Cirúrgica em Otorrinolaringologia há mais de 10 anos em Irati e região. Oferecendo um atendimento especializado, segurança, conforto e o muito carinho que você merece. Missão: Proporcionar ao cliente/paciente atendimento humanizado e eficaz. (CRM/PR 18299 - RQE 13511)