fbpx
terça-feira, novembro 19, 2019

Treinamento Funcional e a Mobilidade

Colunista

Categorias

Compartilhar

Olá, atletas! Continuando o assunto em relação às partes que formam o treinamento funcional, hoje, vamos falar de mobilidade. Alguma ideia sobre a importância de trabalhar a mobilidade nas sessões de treinamento? Você sabe o que é mobilidade? Vamos começar pela definição: “1. Característica do que é móvel ou do que é capaz de se movimentar; 2. Facilidade para andar, dançar, saltar, etc.” (HOUAISS, 2015), ou seja, movimento. O corpo humano possui articulações móveis. Algumas articulações são mais móveis do que outras e esse é um detalhe muito importante para o entendimento de como nosso corpo funciona.
Nossas articulações se alternam entre mais móveis e mais estáveis. O tornozelo é mais móvel do que o joelho, por exemplo, e esse detalhe faz muita diferença na hora da prescrição de um agachamento. Uma pessoa com pouca mobilidade de tornozelo não consegue realizar um bom agachamento e na hora da execução acaba compensando com alguma outra parte do corpo. Geralmente, a pessoa que possui pouca mobilidade de tornozelo durante o agachamento tende a projetar o tronco para frente mais do que necessário e a coluna sofre uma pressão desnecessária. Se essa disfunção for sobrecarregada, como colocar uma barra nas costas, as chances de lesão são maiores.
Para descobrir se você precisa melhorar a mobilidade de alguma região do corpo é importante realizar uma avaliação funcional. O processo de avaliação consiste em realizar alguns movimentos específicos e observar se você apresenta alguma disfunção. A partir desses pequenos detalhes, que são a grande diferença, é possível minimizar as chances de lesões durante o treinamento.
Só quem tem pouca mobilidade precisa incluir exercícios de mobilidade no treino? Não. O treinamento de mobilidade deve estar presente sempre, pois nossas articulações móveis precisam desse trabalho diário para sua saúde. A mobilidade está diretamente conectada com o treinamento de força e, por isso, ela faz parte da preparação de movimento da sessão de treino.

- Propaganda -

Colunista

Bruna Cabral Bührer
Bruna Cabral Bührer
Empreendedora, empresária e Personal Trainer - (42) 9 9935.3587