16.1 C
Irati
segunda-feira, maio 23, 2022
spot_img

Otite Média: causas, sinais, sintomas e prevenção.

A otite média é uma doença infeciosa e inflamatória que acomete o ouvido médio: tímpano, ossículos, janela oval (1). Quando o indivíduo teve, pelo menos, três ou mais episódios em seis ou quatro meses, ou mais episódios durante 12 meses a otite média é definida como recorrente (2).

As otites médias podem ter como causa alterações infecciosas, genéticas, imunológicas, anatômicas e determinados fatores ambientais, como o clima. Dentro da origem infecciosa, pode se dividir em viral, bacteriana ou fúngica. Aproximadamente 70% das otites médias agudas são de origem bacteriana (1).

É uma doença do ouvido muito comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade. São possíveis fatores para maior ocorrência em crianças: mal funcionamento da tuba auditiva que ainda está em desenvolvimento, frequentes infecções das vias aéreas superiores, alergias, curto período de aleitamento materno e/ou posicionamento horizontal da criança durante a amamentação, hábito de levar objetos e mãos sujas à boca, imaturidade do sistema imunológico e maior transmissão entre crianças que frequentam creches (2,3).

São sinais e sintomas que podem se manifestar nos casos de otite média: existência de fluido no ouvido médio, otalgia (dor de ouvido), otorreia (secreção que sai do ouvido), febre, perda de apetite. Nos casos de otite média recorrente pode acontecer perda de audição, que gera para as crianças impactos negativos no desenvolvimento da linguagem, da fala e da cognição (2). O médico sempre deve ser consultado quando houver qualquer sinal ou sintoma, sendo ele o responsável pelo diagnóstico e prescrição do tratamento adequado.

Formas de prevenção

Estudos demonstram que crianças que tiveram a amamentação com leite materno tem menor incidência de otite média do que as amamentadas com leite de vaca (4).

Praticantes de natação, especialmente profissionais, apresentam maior incidência de dores de ouvido devido à alta umidade e exposição a piscinas com cloração inadequada (5), por isso é recomendada a utilização de tampões protetores para ouvido.

Buscar assistência médica com otorrinolaringologista ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de otite é essencial para prevenir complicações. As otites médias representam sérios riscos, devido ao potencial de comprometimento de regiões próximas ao ouvido, como mastoidite (infecção no osso da mastoide) e meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro) que apresenta alta mortalidade (6).

Outras medidas que podem ser avaliadas para prevenção de otite recorrente: eliminação do tabagismo dentro de casa, diminuição do período dentro de creches, eliminação do uso de chupetas, vacinação contra influenza e pneumococo (2).

Consulte sempre seu médico otorrinolaringologista.

Dr. Bruno Alencar
Dr. Bruno Leonardo F. Alencar é Mestrado em Clínica Cirúrgica em Otorrinolaringologia há mais de 10 anos em Irati e região. Oferecendo um atendimento especializado, segurança, conforto e o muito carinho que você merece. Missão: Proporcionar ao cliente/paciente atendimento humanizado e eficaz. (CRM/PR 18299 - RQE 13511)

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes