15.5 C
Irati
domingo, junho 26, 2022
spot_img

Saúde Bucal

Muito além de mau hálito e aparência – a boca diz muito sobre a saúde do seu pet.

Podemos cuidar muito bem de nossos cães e gatos, mas às vezes negligenciamos sua saúde oral.

Não é fácil manter uma rotina de escovação nos pets, principalmente se não for acostumado desde pequeno. Por este motivo devemos sempre estar atentos às suas bocas: eles podem apresentar gengivite, cálculos, exposição de raízes e amolecimento dos dentes.

A quantidade de bactérias que pode estar presente na boca assusta, essas mesmas bactérias estão associadas a uma série de doenças crônicas, como, por exemplo, lesão nos rins, fígado e coração (endocardites e sopro cardíaco). Algumas raças podem apresentar problemas de tártaro bem precoce, como Poodle, York Shire, Pug e Lhasa-apso. Além disso, problemas periodontais estão presentes em cerca de 75% dos cães com mais de 4 anos de idade.

É muito importante uma avaliação veterinária ao menos uma vez por ano para escolher o momento certo de intervir. Hoje os procedimentos de remoção de cálculos são realizados com ultrassom dentário, uma maneira eficiente de promover a saúde bucal. Mas este procedimento requer que o animal seja submetido a exames prévios de sangue e seja anestesiado com segurança.

Então ficar de olho na boca de nossos cães e gatos também é um sinal de amor!

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes