12.7 C
Irati
segunda-feira, junho 27, 2022
spot_img

Senilidade

É tão rápido… aquele cãozinho ou gatinho que chegou em nossa casa virando nossa rotina de ponta cabeça – roendo nossos calçados, mordendo tudo que encontra pela frente ou fazendo de qualquer bolinha de papel um brinquedo – de repente está lá: apático, dorminhoco, sem ouvir ou enxergar direito… e passaram-se uns 10, 15 anos ou um pouco mais…A partir dos sete anos eles são considerados seniores e depois dos dez, idosos.

A velhice chega muito cedo para nossos companheiros e tem muito a nos ensinar sobre a brevidade de nossas vidas. Contra o tempo não podemos lutar, mas podemos sim melhorar a qualidade de vida deles! É possível prevenir muitos problemas de saúde com ações simples como castração, vacinas anuais, manutenção de peso, cuidados com a saúde bucal, etc. Além disso, uma alimentação especial, suplementação específica, exames periódicos e visitas mais frequentes ao médico veterinário, são ações que podem prevenir muitas enfermidades. Para aquelas afecções que não podem ser curadas, devemos nos preocupar em mantê-los bem, sem dor e com qualidade de vida. A catarata, a dificuldade de caminhar, a surdez parcial ou completa, problemas cardíacos ou ainda a Síndrome Cognitiva (comparada ao Mal de Alzheimer, no qual podem esquecer onde está a comida, a água ou regredir urinando e defecando em lugares inadequados, ou ainda vocalizando ou andando sem rumo), são problemas comuns, e por isso, sempre devemos estar lá por eles, seja com paciência e amor para protegê-los, medicá-los ou simplesmente acolhe-los com o mesmo amor que sempre nos devotaram.

E quando chegar a hora da sua partida, nos cabe aceitar e respeitar que o tempo deles aqui acabou. Mas se, para partirem, precisarem de nossa ajuda (naquelas ocasiões em que o sofrimento não pode ser aliviado), que possamos lhes oferecer uma morte digna e indolor, para descansarem em paz. O ciclo de vida de nossos pets é muito rápido, só nos resta aproveitar cada minuto com eles como se fosse o último!!

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes