27.7 C
Irati
segunda-feira, 6 abril 2020

Sono – Como dormir bem

Categorias

Muitas doenças são precipitadas ou agravadas quando não estamos dormindo bem. Pequenas mudanças de hábito podem melhorar a qualidade do sono e conseqüentemente a qualidade de vida. É fácil entender que podemos adquirir doenças se não realizarmos uma higiene corporal adequada, a higiene do sono é igualmente importante.

– Mantenha horários relativamente regulares para dormir e acordar.

– Procure dormir somente o necessário. Manter-se acordado e deitado por muito tempo, “enrolando” na cama, só piora a qualidade do sono.

– O quarto de dormir e a cama não devem ser utilizados para trabalhar, estudar ou comer.

– Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a qualidade do sono.

– Procure relaxar o corpo e a mente antes de ir para a cama.

– Não tome café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante a noite.

– Não fume antes de dormir pois a nicotina é estimulante, conseqüentemente favorece a insônia e um sono não reparador.

– Procure fazer refeições mais leves, especialmente antes de dormir. Também não se deite com o estômago vazio.

– Escolha um colchão adequado, nem rígido nem macio demais.

– Escolha posições confortáveis e que não forcem as articulações.Se estiver com dificuldade para melhorar a qualidade do sono, procure otorrinolaringologista. Lembre que passamos cerca de 1/3 da vida dormindo, que passemos este tempo dormindo bem!

Colunista

Dr. Bruno Leonardo F. Alencar
Dr. Bruno Leonardo F. Alencar
Bruno Leonardo F. Alencar é Mestrado em Clínica Cirúrgica em Otorrinolaringologia há mais de 10 anos em Irati e região. Oferecendo um atendimento especializado, segurança, conforto e o muito carinho que você merece.
Missão: Proporcionar ao cliente/paciente atendimento humanizado e eficaz.
(CRM/PR 18299 – RQE 13511)