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quarta-feira, janeiro 19, 2022
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Treinamento Funcional: Preparação

Olá atletas! Iniciarei uma série de textos falando brevemente sobre as partes que compõe o treinamento funcional. Calma, acredito que você já tenha lido muito sobre treinamento funcional e pensa que já sabe de tudo, mas o objetivo é trazer informações pontuais que farão a diferença na hora de escolher qual treinamento é melhor para você.

Quem nunca iniciou o treino com alguns alongamentos estáticos e depois subiu em uma esteira, bicicleta ergométrica ou em um elíptico para aquecer? Já parou para pensar se aqueles cinco minutinhos caminhando na esteira estavam preparando o seu corpo para o treino a seguir?

O treinamento funcional trouxe consigo uma maneira nova e eficiente de pensar acerca de treinar nossos corpos. Uma combinação de avanços modernos e antigos conceitos de condicionamento físico trazem um modo de tratar o corpo como um todo em vez de separar por partes. Ou seja, esse treinamento não ensina a exercitar os músculos individualmente ou grupos musculares, o ponto chave desse treinamento é treinar movimentos e padrões motores que nos dão movimentos eficientes.

Dentro do treinamento funcional passamos por partes importantes até chegar ao treino propriamente dito. A primeira parte conhecida como “WarmUp” (aquecimento) e definida como fase de preparação, tem como objetivo aumentar a temperatura e a frequência cardíaca; aumentar a produção de liquido sinovial, que reduz o atrito entre as articulações; melhorar coordenação e o tempo de reação; aumentar o foco de atenção para a tarefa e principalmente envolver o corpo e a mente para que fiquem preparados para a aprendizagem.

Essa etapa integra elementos como liberação miofascial, mobilidade, alongamentos, ativações, exercícios corretivos e aquecimento dinâmico. São movimentos escolhidos após a definição da parte principal do treino, ou seja, todos os elementos que compõe a sessão de treinamento devem estar conectados e fazer sentido. Ao falar de funcional, as exigências coordenativas, eixos e planos, têm papel fundamental na necessidade de qualidade do movimento. Bons treinos

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