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segunda-feira, maio 23, 2022
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Uma nova postura para 2019

Todo ano, ser empresário no Brasil é um desafio, mas parece que esse ano de 2018 foi a prova final, não é mesmo?

Com as mudanças no cenário político, casos escandalosos de corrupção, crise em alta, novas leis e adicione-se a isso insegurança jurídica do nosso ordenamento temos um cenário imprevisível para o próximo ano.

O que esperar? Como será? Investir ou recuar? Ousadia ou cautela?

Essas são respostas que não tenho, por óbvio. Seria leviano dizer: “invista”, “arrisque”, “amplie seu negócio”. Porque para orientar uma Empresa, além do cenário econômico / político de um país é necessário um estudo de caso, do ramo de atividade, das finanças da Empresa, e por aí vai.

Mas uma coisa é certa e absoluta e venho martelando isso aos meus clientes desde o início de 2018: os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo.

Então se você quer “apostar” em algo em 2019 sem arriscar muito: APOSTE NO CLIENTE e no seu relacionamento com o cliente.
Hoje em dia não basta ter um ambiente agradável e produtos interessantes se o cliente não se sente valorizado.

Invista no treinamento dos seus funcionários, crie um padrão de atendimento desde o momento que o cliente se interessa pelos seus produtos até o famoso pós-venda.

De nada adianta anunciar na rádio, mandar whatsapp com promoções para o cliente se ele entra na loja ou no escritório e o atendente age com descaso ou mal humor.

Portanto, entenda seu cliente, descubra o que ele realmente quer e o trate como se seu negócio dependesse dele, até porque, advinha? Realmente depende!

Boas vendas!

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