17.8 C
Irati
segunda-feira, maio 23, 2022
spot_img

Vamos falar um pouco sobre Coronavírus

O nome do momento é o Coronavírus. Mas esse vírus não é novidade. Trata-se de uma família de vírus conhecida desde os anos 60, que causam infecções respiratórias. Em 2002, uma variedade manifestou-se causando uma síndrome respiratória grave conhecida como SARS (teve uma rápida disseminação, infectou mais de 8.000 pessoas, cerca de 800 morreram) foi controlada e desde 2004 não há relatos de casos. Já em 2012 foi a vez da “síndrome respiratória do Oriente Médio”. E agora é o Coronavirus oriundo da China. A princípio as três variedades foram isoladas de morcegos e podem ser consideradas zoonoses (doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre homens e animais).

Cães e gatos podem ser atingidos pelo coronavírus?
Sim. Cães são infectados por duas variedades importantes. A primeira causa infecção respiratória conhecida como Tosse dos Canis. A segunda causa vomito e diarreia, normalmente em filhotes não vacinados. Porém para essa variedade tem sido relatados casos de uma cepa viral mais forte que pode causar doenças sistêmicas graves e levar inclusive à morte. Gatos também podem ser afetados, causando enterite, podendo o vírus pode sofrer mutação e desencadear a PIF (peritonite infecciosa felina) que invariavelmente leva o gato à óbito.

Coronavirose de cães e gatos são zoonoses?
Não. Estas coronaviroses conhecidas que infectam gatos e cães são altamente espécie-específicas, ou seja, não passam para outras espécies.

E esta coronavirose atual, é uma zoonose? Pode pegar no meu pet?
Sim, esta coronavirose chinesa é uma zoonose, porém ainda muito pouco se sabe sobre quais espécies podem ser infectadas e quais podem transmiti-la. No momento, existe uma suspeita de cão infectado que está cumprindo quarentena. Na atual situação de alta transmissibilidade, todo cuidado é pouco. A recomendação é que se tenha cuidado com os cães e gatos também.

Como se dá a transmissão da coronavirose?
A principal via de contaminação é por aerossóis contaminados (gotículas de saliva ou secreção nasal), contato físico (aperto de mãos, abraço, beijo) e objetos contaminados (maçanetas, corrimãos, bebedouros, entre outros).

Como prevenir?
Higienizar mãos e superfícies com água e sabão e álcool; evitar tocar em olhos, nariz e boca; manter ambiente limpo e ventilado; máscara é recomendado pra quem tem sinais de gripe ou está próximo a pessoas com sinais de gripe. Também é muito importante evitar locais com aglomerações
Vamos cada um fazer a sua parte para que essa virose não se dissemine em nosso meio.

Artigo anteriorBioestimuladores
Próximo artigoMulheres Empreendedoras

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes