28.8 C
Irati
quarta-feira, janeiro 19, 2022
spot_img

Verão e os Pets

Já está ai o verão: sol, calor, férias!! Uma estação que exige alguns cuidados extras com nossos bichinhos.

Muito importante continuar passeando com eles! Ainda mais que com o horário de verão o dia rende mais, porém tome algumas medidas: antes de leva-lo por calçadas, verifique se a temperatura não pode queimar seus pés (lembre-se ele não usa calçados como você), não deixe de carregar uma garrafa d’agua para hidratá-lo e sempre saia nas horas mais frescas do dia. Algumas raças que tem dificuldades anatômicas para respirar (bulldog, pug, shitzu, etc) podem sofrer muito e entrar em um quadro de insolação, pois, como eles tem glândulas sudoríparas, apenas nas almofadas dos pés, a sua única troca de calor eficiente é pela respiração, alguns podem chegar a quadros graves de aumento de temperatura corpórea e até mesmo morte!

Em casa tenha certeza de que sempre haverá sombra e agua fresca disponível. Nessa época adoram se deitar em pisos frescos. Uma tosa caprichada também ajuda deixando-os mais fresquinhos. Em raças nas quais que a tosa não é realizada, vale fazer um tosa higiênica!
Outra dica bacana é colocar cubos de gelo na água ou até mesmo dar pedaços de carne congeladas para refrescar (sempre deixar ao menos 15 dias congelada para matar possíveis parasitas).

Faça o controle adequado dos parasitas internos (vermes intestinais) e externo (pulgas e moscas) que costumam incomodar muito nesse período.

Para quem vai viajar e levar seu pet não esqueça de atualizar vacinas e vermífugos e providenciar o atestado sanitário antes do embarque.

No litoral existe o vetor da Dirofilariose (verme que se abriga no coração), portanto é muito importante o uso de repelentes ou vermífugos adequados (sempre com orientação veterinária).

Caso viaje sem ele procure um bom pet hotel para hospedá-lo, assim poderá viajar tranquilo. Do mesmo modo as vacinas e vermífugos devem estar em dia, bem como antipulgas.

Relacionados

- Propaganda -spot_img

Mais Recentes