23.9 C
Irati
sexta-feira, 21 fevereiro 2020

Vertigem, Tontura e Desequilíbrio

Categorias

De forma resumida, os sintomas da vertigem são:

Tonturas rotatórias. A sensação é de que você ou o ambiente estão rodando.

Dificuldade em manter o equilíbrio.

Tonturas que vão e voltam frequentemente ao longo de vários dias.

Tonturas que pioram com a movimentação da cabeça ou do tronco, quando tossimos ou quando espirramos.

Também podem estar associados a tontura: dor de cabeça, sensibilidade a luz ou barulho, sensação de fraqueza, visão dupla, taquicardia (coração acelerado) e dificuldades para falar.

Um sinal importante de vertigem é a presença do nistagmo: involuntários, rápidos e curtos movimento dos olhos, geralmente em direção lateral, como no vídeo abaixo.

 

O que é tontura?

Tontura é um termo difícil de ser definido, sendo muitas vezes equivocadamente usado para descrever sensações como desequilíbrio, náuseas, hipotensão, fraqueza, visão dupla, turvação visual ou mal-estar.

A tontura verdadeira é aquela que se apresenta como uma falsa sensação de movimento próprio ou do ambiente, estando frequentemente associada a desequilíbrio e/ou enjoos. Quando a tontura é causada por uma sensação de movimento rotatório, ou seja, parece que tudo ao redor está girando, damos o nome de vertigem. A vertigem é o tipo mais comum de tontura.

 

Por que surgem as tonturas e a vertigem?

Para nos mantermos em equilíbrio, para saber em que posição estamos em relação ao meio ambiente (deitado, em pé, inclinado, de lado, pernas esticadas, braços levantados, etc.) e para saber se estamos parados ou em movimento, é preciso que o nosso corpo forneça informações detalhadas ao cérebro.

Temos basicamente três meios para mandar estas informações para o sistema nervoso central:

Visão – nos orienta onde estamos e como está o meio ao nosso redor.

Propriocepção – é capacidade do cérebro reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. É a propriocepção que nos permite, de olhos fechados, reconhecer que estamos com o braço levantado, de cabeça para baixo, inclinados para frente, com as pernas dobradas, etc.

Ouvido interno – é o maior responsável pelas tonturas e vertigens. É dele que vamos falar um pouco agora.

Colunista

Dr. Bruno Leonardo F. Alencar
Dr. Bruno Leonardo F. Alencar
Bruno Leonardo F. Alencar é Mestrado em Clínica Cirúrgica em Otorrinolaringologia há mais de 10 anos em Irati e região. Oferecendo um atendimento especializado, segurança, conforto e o muito carinho que você merece.
Missão: Proporcionar ao cliente/paciente atendimento humanizado e eficaz.
(CRM/PR 18299 – RQE 13511)